segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Não existem respostas, existem certezas

Tenho mania de prestar atenção em tudo ao meu redor. E em todos, principalmente.
Eu posso ter um milhão de defeitos, mas sempre me preocupei muito com os outros, e acho isso bem positivo, aliás. Mas, muitas vezes, deixei que o lado ruim da coisa tomasse proporções maiores, me tornando alguém volúvel a opiniões dos outros, o que me levou a passar por cima do que eu realmente acreditava.
Enfim. Olhares e corações tristes jamais passam por mim sem que eu perceba. Tento sempre fazer alguma coisa para que aquele pobre ser que sofre se sinta um pouco melhor. Não suporto ver alguém que eu gosto sofrendo.
Quando a situação envolve um amigo querido então..torna-se imensurável!
Tenho uma amiga que sempre me dá ótimos conselhos, e que vive bem de perto todas as minhas tristezas e as minhas alegrias comigo. Me entende melhor do que ninguém, me conhece melhor do que ningém. E eu idem. Eu acredito muito que temos alma gêmeas no amor, mas costumo dizer que também temos na amizade!
Ela é uma das melhores pessoas que conheço na vida, e a última coisa que quero é vê-la sofrer.
Tento proteger as pessoas que gosto. Sinto uma necessidade de mostrar que estou ali, sempre, a qualquer hora.
Faz parte da minha personalidade essa característica meio dominadora. Não gosto de perder o controle da situação, senão parece que eu piro.
A verdade é que sinto que estou invadindo o espaço dela. Não faço por mal, quero poupá-la de sofrimento futuro, de mais decepções, porque, assim como eu, ela amou, sofreu e não quero que ela passe por tudo isso mais uma vez.
Mas nós, infelizmente, não podemos privar ninguém daquilo que cada um tem que viver, sozinho.
Quando alguém que você conhece bem foge aos padrões normais de suas atitudes, minimamente que seja, você tenta de todas as formas impedir, mostrar razões, mostrar fatos, mostrar respostas. Mas não existem respostas...
Eu sinto a necessidade de acabar com qualquer pingo de dor e sofrimento que possam existir nas pessoas que eu gosto de verdade. Em situações como essa, meus problemas se tornam minúsculos e me sinto na obrigação de mostrar e fazer tudo que posso para que aquela pessoa seja feliz.
Mas as situações, infelizmente (ou felizmente) não estão no nosso controle o tempo todo!
Exatamente por conta do que eu já vivi, percebo que, por mais que eu faça e insista e mostre mil motivos para que a rota mude e a situação não vá adiante, não adianta.
As nossas experiências não valem para os outros. Chego a sábia conclusão de que cada um tem que viver a sua.
Somos humanos, que precisam cometer seus próprios erros e vivenciar suas próprias experiências.
Não tem receita. Não tem regra. Não tem segredo. E não posso me achar a dona da verdade.
Só não quero ver alguém que amo sendo vítima de descaso, de descuido, de desprezo.

A vida é mesmo cheia de incertezas e aprendizados e nós, apenas pessoas lutando de todas as formas para ser feliz, cada um à sua maneira.
É que depois de tanto tempo longe, depois de ter vido tantas coisas, tantas coisas loucas, uma das poucas certezas que trago comigo são os bons amigos que conquistei.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010


"...em paz com a vida
e o que ela me traz
na fé que me faz
otimista demais..."

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O que não era doce também acaba

Às vezes, me pego pensando por vários minutos em mil coisas ao mesmo tempo. Aquilo que poderia ter acontecido, mas não aconteceu, que poderia ter dado certo, mas não deu. .Arrependimentos, felicidades, angustias...é uma mistura dos sentimentos, muito comum às mulheres,  à flor da pele.

Mas penso que todas essas voltas malucas que a minha cabeça dá, acabam sempre levando a um pensamento que convence, algo racional.
Me convenci de que sempre é preciso saber a hora de colocar um ponto final em determinados capítulos da vida. Encerrar ciclos.
A mudança é fundamental para a entrada em novos ciclos.
Hoje senti que meus pensamentos estavam totalmente decidos a me atacar, me derrubar, sem permitir que eu reagisse.
É assim que eu me sinto quando penso nele.

É, você, que já não passa de um pensamento ruim, disposto a sempre acabar comigo, me colocar pra baixo... 
Fico triste pelo sentimento que tenho por você hoj...DÓ.
Alimentei tanto ódio, tanto rancor.. Mas na minha nova ótica da vida, e muito me admira os avanços da minha maturidade, percebo que isso ainda significa a sua presença na minha vida. E já não quero mais...
Te quero tão distante, que nem dó quero sentir mais de você...
Desisti de acreditar em tudo que você vem mostrando, toda a alegria, felicidade declaradas.
Uma amiga muito sábia me disse, certa vez, que quem está feliz de verdade, está feliz e ponto. A última coisa que acontece nesse estado de contentamento é querer mostrar pra todo mundo a felicidade.
Suas atitudes não passam de autoafimação sua, para que você próprio se convença de que é feliz. Uma pena!
O pior de tudo, é que ainda não me conformo com suas atitudes tão desprezíveis, tão fúteis, exatamente como você.. ai crio uma esperança remota de que você deve ser melhor do que aquilo que mostra para todo mundo.
A nossa relação foi longe demais e eu te permiti demais passar por cima de tudo que era meu, inclusive valores, princípios. Eu sempre querendo o seu bem, tentando te proteger de situações e de pessoas...
jamais quis te ver sofrer, mas você sempre fez o favor de ser um imbecil e estragar tudo.
Vejo a realidade de uma forma diferente hoje. Não suporto mais carregar parte da culpa do término do nosso relacionamento e, muito menos, toda a pena que sinto de você.
Insisti tanto, foram tantas tentativas, tantas voltas nos mesmos assuntos, mesmas brigas, mesmo ciúme... Quanto incompatibilidade, não? Mesmo assim, tapei os ouvidos e encontrei mil razões para tentar mais uma vez. tapei o sol com a peneira, em nome da esperança.. e do amor que tive por você.

A verdade é que suas fotos não me convencem mais, sua cara de pau não me deixa chocada, seu descaso, sua culpa, suas mentiras, ainda hoje vivas na minha mente inquietante, são dignas de, nada mais, do que desprezo.
Você não foi o doce que eu pensei que fosse...
Quer saber?Não quero o seu mal, de jeito nenhum, e coloco você, todos os dias, nas minhas orações. Mas junto a um pedido de paz, peço que fique longe e nunca mais se aproxime de mim. Que viva a sua vida, encontre seu amor-próprio, assim como eu, finalmente, encontrei, e seja feliz, exatamente como eu estou hoje!
Não quero ficar sabendo que tudo deu errado pra você, e que você é infeliz... Porque eu não suportaria, mais uma vez,sentir pena de você!