quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

a gente briga, mas sou sua fã...sem ressentimentos, sou sua irmã!

Uma vez eu ouvi uma frase que falava que a gente só briga com quem a gente gosta e, desde então, venho utilizando como desculpa para todas as confusões, intrigas e chatices que eu arrumo por ai com as pessoas queridas que estão a minha volta. Não que ela seja 100% verdadeira, mas tem sua parte real, vai...

Na semana passada, tive uma discussão bem boba com umas das minhas melhores amigas. Na verdade, há algum tempo estamos insistindo em discutir por motivos ridiculamente banais mas que têm sido suficientes para tirar todas nós do sério.
Somos 3. E sempre fomos uma pela outra. O problema é que às vezes a gente sabe que está certa, ou pelo menos acha que está, e em certas situações não cabe passar por cima dos nossos sentimentos e do que estamos achando de determinada situação só pra não se indispor com alguém querido.
Acho que levei isso tão a sério que ultimamente não tenho segurado nada: nem reação, nem palavras...
Falei na cara e falei sem pensar.Assim como as duas também fizeram algumas vezes, e tudo foi se transformando numa imensa bola de neve. Tive vontade de não atender telefone, não responder e-mail e nem esboçar nenhum sorriso diante das situações que estávamos forçando...
Mas eu sempre sou a que cede. Uma delas até fala pra mim que quando alguém quer fazer drama, quer chorar, quer retrucar, quer ser "coitadinho" vem desabafar comigo, porque eu sempre dou ouvidos, fico com dó, fico arrependida. E isso acontece muitas vezes mesmo.Pollyana. E quero sempre que as coisas se resolvam!

Quando eu finalmente enxergo que errei, eu peço desculpas numa boa. Acho que pedir desculpas pode até ser cômodo quando a pessoa já está acostumada a dar mancada com você, mas já falei isso aqui e acho que pedir perdoar (e perdoar) é uma atitude super corajosa, e o fato da pessoa estar errada, não dar o braço a torcer  e levar tudo sempre pro lado ruim é o que realmente me tira do sério.
Outro dia falei algo que chateou uma dessas amigas e isso me fez pensar em quantas vezes eu já quis ser dona da siatução e falei coisas sem pensar que, com certeza, já magoaram muita gente.

Amizade é assim. tem suas manias, suas diferenças, suas dificuldades. A gente acaba se cobrando muito né, e esquece que de amizade não se cobra, que ela existe por existir e não devemos nada em troca. E é assim. Quem não erra? Mas quando erra, tem que pedir perdão. A gente quer ser perdoada. Porque amar e gostar é pedir desculpas, principalmente quando se magoa alguém.

Entendi que nada é pior do que pensar "se fosse eu, não agiria assim" ou então "ela deveria saber como eu estou me sentindo, deveria pedir desculpas, deveria dizer algo..". Ninguém tem a obrigação de adivinhar como a gente pensa. E ninguém pode ser como a gente quer que seja. Cada um é cada um e a convivência nos traz os melhores ensinamentos da vida, bons e ruins. Amar também é aceitar. E quando a gente gosta de alguém, tem que aceitar a pessoa como ela é. Os toques, dicas e conversas são sempre bem vindos, mas a essência de alguém, não se muda. Viver é isso - é amar, é aceitar, é entender e é não julgar.. e só depois de entender isso, ou melhor, começar a entender isso, é que a gente aprende a viver melhor!

Um comentário:

  1. adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii nossa foi uma coisa maravilhosa hsuhsuhsu adorooooooooo s2

    ResponderExcluir